Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
ASSISTA AO VIVO A 35ª SESSÃO ORDINÁRIA, NESTA SEGUNDA 03 DEZEMBRO, AS 20 HORAS - . Para acompanhar a transmissão clique aqui.
FREIS PODEM ASSUMIR ADMINISTRAÇÃO DO "HOSPITAL ANITA COSTA" DE SANTO ANASTÁCIO
Webline Sistemas

FREIS PODEM ASSUMIR ADMINISTRAÇÃO DO “ANITA COSTA”

 

Entendendo as tratativas - Seguindo uma linha do tempo, a Câmara Municipal vem mantendo desde o ano passado, diversas reuniões com setores locais diretamente envolvidos com os serviços de saúde, para discutir o futuro da Santa Casa de Santo Anastácio.

Após período inicial de hesitação, em outubro de 2017, a Irmandade do Hospital de Caridade Anita Costa, entregou ao presidente da Casa de Leis, Jair da Pirâmide, oficio que foi protocolado em cartório, autorizando o presidente a representar a Entidade, nas tratativas com o Hospital Regional – HR de Presidente Prudente.

A primeira intenção, aconteceu no início deste ano, quando Frei Jacó Silva, diretor administrativo do HR, visitou a Santa Casa local no desafio de conhecer a realidade e se familiarizar com as instalações. Na ocasião, teve a oportunidade de verificar todos os setores do Hospital, recebendo orientações quanto a procedimentos internos, departamentos, logística, equipamentos e espaço físico, o que muito o agradou. A vereadora Lucia Enfermeira que atua profissionalmente no HR, foi quem interviu a visita em Santo Anastácio.

Já no dia 23 de março deste ano, Frei Jacó esteve novamente na cidade, reunido na Câmara com os poderes Legislativo e Executivo (presidente Jair, a vereadora Lucia Enfermeira, prefeito Roberto Volpe e o vice Franklin da Seguradora), por entender que qualquer definição, só poderá ocorrer após acordo e amplo diálogo, entre as partes.

Diante as negociações, no último dia 21 de junho, o presidente da Câmara, Jair, o prefeito Roberto Volpe, o vice Franklin da Seguradora e a vereadora Lucia Enfermeira, foram conhecer a Santa Casa de Adamantina, cuja gestão está nas mãos dos Freis desde o dia 8 de janeiro deste ano. Eles conversaram com o Frei Mateus Alves, que hoje reside em Adamantina comandando aquela unidade hospitalar.

Na sexta-feira, 06 de julho, uma comitiva formada por representantes da Santa Casa de Santo Anastácio, Poder Judiciário, Legislativo e Executivo foram novamente recebidos por Frei Jacó, no HR. 

Na oportunidade, o presidente Jair, a vereadora Lucia Enfermeira e o vereador e membro da irmandade da Santa Casa, José Felipe, junto o provedor da Santa Casa Luiz Infante, entregou ao Frei todas as informações sobre a ‘saúde financeira’ do Hospital Anita Costa, deixando o Frei ‘a par’, de dívidas e documentações.

De imediato, na quarta-feira, 18 de julho, novo encontro foi realizado na Santa Casa de Adamantina, desta vez, com o provedor Leonardo Munhoz, que discorreu com detalhes a situação em que os Freis encontraram a Santa Casa e os procedimentos que foram adotados incialmente para sua restruturação, não somente econômica, mas amplamente, bem como o caminho para melhorias, corte de gastos e adequações.

Assim, com prognóstico formado, na manhã do último 27 de julho, os três ofícios assinados pela Câmara Municipal em nome dos Vereadores e Vereadoras, pela Prefeitura e pelo provedor da Santa Casa de Santo Anastácio Luiz Infante, concordando com a extensão do atendimento do Hospital Regional junto ao Hospital Anita Costa, foram entregues as mãos do Frei Jacó, diretor Administrativo do HR que posteriormente foi entregue ao Frei Francisco Belotti, administrador da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, de Jaci (SP). A Associação é responsável por mais de 70 instituições de saúde em todo o país.

No mesmo dia, num incansável esforço, o presidente da Câmara, a vereadora Lucia, Prefeito e vice se dirigiram a cidade de João Ramalho acompanhando a visita do Governador Márcio França à região.  Ao lado de Frei Jacó, Legislativo e Executivo conversaram pessoalmente com o Governador apresentando o conjunto de necessidades básicas da Santa Casa de Santo Anastácio solicitando aporte financeiro para que os Freis atuem na gestão do Hospital Anita Costa.


O Desafio

Sobre uma decisão em relação à Santo Anastácio, Frei Jacó pontua primeiramente que é oferecido para a administração da Fraternidade, quase um hospital por dia. “Nada é de um dia para o outro. São muitas as negociações, reuniões, até chegarmos a uma decisão”.

Ainda dentro do conjunto de desafios, ele coloca objetivos que precisam ser alcançados pela Santa Casa de Santo Anastácio. Um deles é promover sua maior inserção na comunidade e resgatar a confiabilidade das pessoas junto à instituição. “Além de reorganizar toda a estrutura e serviços, vamos ter que fazer com que as pessoas voltem a ser tratadas aqui. A confiabilidade nesta Santa Casa precisa voltar, senão vamos continuar lotando ambulâncias e levando as pessoas para outros lugares, como acontece atualmente”, advertiu. 

Ainda segundo Frei Jacó, para que as primeiras melhorias impactem efetivamente a comunidade e os usuários da Santa Casa local, é necessário de três a cinco anos. 

O presidente da Câmara Municipal, representando todos os vereadores, externou a expectativa da possível vinda dos freis à cidade. “Todos   nós da Câmara, estamos contribuindo para que nossa Santa Casa receba essa nova Gestão, que sem dúvida, hoje, será o melhor! Em outras legislaturas, essa tentativa não teve força e na época não foi possível. Agora, após tantas idas e vindas, reuniões e encontros, estamos todos, Câmara, Prefeitura e Irmandade do Hospital, certos de que a experiência dos Freis, junto ao time de pessoas responsáveis que já trabalham em nossa Santa Casa, somará com o trabalho que já é desenvolvido aqui e com certeza quem vai ganhar é a cidade, a região e acima de tudo a nossa população”, pontuou.

 

 

 

 

 

**********

[Por Susana Bertolucci -  Assessoria Comunicação Câmara Municipal]

[fotos arquivo Câmara Municipal]

Acesse nosso Facebook facebook.com/www.camaramunicipalsantoanastacio.com.br

 



 

Data: 02-08-2018 00:00:00
Próxima Sessão

ASSISTA AO VIVO A 35ª SESSÃO ORDINÁRIA, NESTA SEGUNDA 03 DEZEMBRO, AS 20 HORAS -