Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
ASSISTA AO VIVO A 18ª SESSÃO ORDINÁRIA, NESTA SEGUNDA 25 DE JUNHO, AS 20 HORAS - . Para acompanhar a transmissão clique aqui.
Data: 06/04/2018 Hora: 00:00:00
VEREADORA DRª ANA ISSA BUSCA SOLUÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE
Webline Sistemas

Dando continuidade as tratativas para melhorar a área da saúde, a vereadora Drª Ana Helena Issa (PPS), encaminhou essa semana, vários pedidos a Secretaria Municipal de Saúde de Santo Anastácio.

GESTANTES - Entre a série de reivindicações, Ana solicitou ao Secretário Municipal de Saúde, Norivaldo Antonio Bariani, que seja feita uma normatização para que todas as gestantes do município, sejam marcadas em consultas entre a 34ª e a 36ª semanas, com o ginecologista. Em sua justificativa, explica que no final da gestação as mulheres necessitam de um melhor acompanhamento ginecológico, proporcionando assim, mais segurança na reta final da gestação.

MUTIRÃO DA SAÚDE - A vereadora também solicitou que a Secretaria de Saúde, realize mutirões, com atendimentos médicos para os moradores da zona rural e da zona urbana. Ana quer amenizar as constantes críticas quanto a fila de espera. A vereadora justificou que essa realidade já acontece em municípios como União dos Palmares, denominada de "Saúde no Bairro", onde são ofertadas consultas médicas, vacinação, testes rápidos, verificação de glicemia e pressão arterial, facilitando assim, a acessibilidade da população.

TUBERCULOSE - Outra reivindicação, é para que seja realizada uma campanha de conscientização sobre a Tuberculose. A vereadora que é médica e atende há 7 anos no ESF Multi Mistura da Vila Adorinda, chama atenção para a doença. Um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), de 2017, mostra que 10,4 milhões de pessoas no mundo adoeceram com tuberculose no ano de 2016, sendo que 1,7 milhão de pessoas morreram por conta da doença. Ana sugere palestras durante a semana do dia 24 de março - Dia Mundial de Combate à Tuberculose, com a finalidade de detecção precoce, de prevenção e até alerta sobre os perigos da doença.

MÊS DA MULHER - Ana também requisitou que a partir do próximo ano, seja realizada uma programação especial no mês de março, considerado o Mês da Mulher. A sugestão é a realização de mutirões de atenção à mulher nas ESFs e na UBS do município com consultas com ginecologista e clínico geral, exames preventivos, testes rápidos para detectar HIV, Sífilis e Hepatites virais, pedidos de exames gerais e de mamografia, vacinas faltantes, além de atividades esportivas, zumba e fit dance, como também corte de cabelo em parceria com voluntários, massoterapia, alongamentos e diversas palestras abordando temas como nutrição e câncer de mama.

PERDA DE PESO - E por fim, Ana solicita o desenvolvimento de um Programa Municipal de Perda de Peso nas quatro ESFs e também na UBS, com o objetivo de promover a saúde por meio de ações que combatam a obesidade

Drª Ana, destacou que não perderá a oportunidade de reivindicar pela saúde da cidade.

**********

[Por Susana Bertolucci - Da Assessoria Comunicação Câmara Municipal]

[fotos arquivo Câmara Municipal]

Acesse nosso Facebook facebook.com/www.camaramunicipalsantoanastacio.com.br

 



 

 

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro

Data: 06-04-2018 00:00:00


Próxima Sessão

ASSISTA AO VIVO A 18ª SESSÃO ORDINÁRIA, NESTA SEGUNDA 25 DE JUNHO, AS 20 HORAS -